fonte: http://www.pime.org.br
Bom
professor é
aquele que valoriza todas as potencialidades do aluno. Este precisa sentir que
é aceito, amado e respeitado. Sua atividade deve ser uma manifestação de
ternura e vigor.
O
bom professor, na construção do coletivo em sala de aula, educa
para a responsabilidade, desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança.
O
bom professor não
sabe apenas transmitir conhecimentos, mas é o motivador, o articulador, o
doador, o esclarecedor.
O
bom professor é
alguém que leva o aluno a reconstruir suas estruturas e a construir outras
novas, não levando simplesmente à memorização e acumulação passiva de
informações.
O
bom professor implementa,
cria e aplica atividades interessantes, ricas e variadas, em função das
características, necessidades e realidades dos alunos aos quais serve.
O
bom educador planeja
e troca experiências com seus alunos, recupera e trabalha com a fala e as
hipóteses destes, para melhor avaliar seu trabalho. Ele é capaz de coordenar esse processo que favorece
o trabalho coletivo.
O
educador consciente
da importância do seu trabalho, da sua função, enfatiza, valoriza e incentiva o
pensamento e a criatividade do aluno na resolução de situações diversas.
Todo
bom educador assume
o papel de problematizador, para que os alunos busquem novas conclusões,
através do conflito. Dessa forma, ele leva o aluno a observar, comparar,
classificar, analisar, sintetizar, interpretar, criticar, imaginar, aplicar,
concluir, transferir, decidir...
Este
educador, para oferecer uma aprendizagem de qualidade ao
aluno, mantém um compromisso permanente:
- com a melhoria do que ensina
(valores, habilidades e conhecimentos);
- com a melhoria de como
ensina (métodos, técnicas);
- com a melhoria dos materiais
que usa para ensinar (livros, jornais, vídeos...);
- com a melhoria das
estratégias de avaliação (desempenhos, projetos etc.);
- com a utilização de variadas
tecnologias de aprendizagem e de ensino, na intenção de enriquecer a sua
prática pedagógica;
- com a participação em
eventos, cursos de capacitação e atualização, de crescimento humano,
social e profissional.
O
bom educador não
convive com fracassos, não avalia baseado no medo, nas notas, no erro, na
crítica pura dos pontos fracos.
O
bom educador, ao contrário, constrói um clima de estimulação,
cooperação, autonomia, parceria, confiança e sucesso do aluno.
O
bom educador, por fim, em uma sociedade transformadora e em
constantes mudanças, forma cidadãos críticos e atuantes, trabalhando o
aluno na sua totalidade e individualidade.
O
bom educador promove
assim um processo educativo que satisfaz e capacita o aluno a poder intervir,
transformando e melhorando a sua sociedade.
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