Alunos

CURIOSIDADES SOBRE OS MESES DO ANO
(fonte: wikipedia)

  • Janeiro: É o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.)
    • Fevereiro: É o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Já existiram três dias 30 de Fevereiro na história. O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuia 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.
    • Março: O mês de março é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses gregorianos com 31 dias. O seu nome deriva do deus romano Marte.
    • Abril: É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre.
    • Maio: É o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
    • Junho: É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
    • Julho: É o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.
    • Agosto: Do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).
    • Setembro: É o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.
    • Outubro: É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Uma curiosidade é que outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, quando o ano não é bissexto.
    • Novembro: É o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.
    • Dezembro: É o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano.



    Você Sabia?
    • O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck?• Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua?
    • Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam?
    • Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado?
    • As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam?
    • As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas?
    • O porco é o único animal que se queima com o Sol além do homem?
    • O mel é o único alimento que não apodrece?
    • Os golfinhos dormem com um olho aberto?
    • Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha?
    • Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos?
    • O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
    • É impossível espirrar com os olhos abertos.
    • Apenas uma gota de óleo faz com que 25 litros de água se tornem impróprios para o consumo.
    • Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de reconhecerem a si mesmos na frente de um espelho.
    • Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
    40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.

    Fonte: vocesabia.net





    CONTOS DE FADAS???
    Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Nos contos, que muitas vezes começam pelo "Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontram personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
    Entre os grandes autores, além do irmãos Grimm, encontram-se o francês Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, Pequeno Polegar e Gato de Botas; Andersen, que nos presenteou com a história do Patinho Feio; e Charles Dickens, com o Conto de Natal e a história de Oliver Twist. No Brasil, a maior conquista foi Monteiro Lobato, cuja a obra ainda hoje serve de base ao início literário de muitas crianças.
    Caracteristicamente os contos envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".
    Fonte:wikipedia










    Charada na sala de aula

    O Juquinha pergunta para a professora: - Professora, como se faz pra colocar um elefante na geladeira?
    E a professora: - Não sei... Como é?
    - Abre a porta da geladeira e coloca ele lá. E como se faz pra colocar uma girafa dentro da geladeira?
    A professora se achando esperta responde:
    - Abre a porta e coloca ela lá...
    - Não professora, primeiro tem que tirar o elefante que está lá e depois colocar a girafa.
    A professora faz uma careta.
    - Professora! - diz Juquinha. O leão, rei da floresta, fez uma festa, e todos os animais foram, menos um. Qual era?
    - Não sei, Juquinha...
    - A girafa. A coitada ainda estava na geladeira!
    A professora dá uma risadinha.
    - Professora!
    - QUE É, JUQUINHA?
    - Como se faz pra atravessar um rio cheio de jacarés?
    - Pega um barco e atravessa, Juquinha.
    - Não, atravessa nadando.
    - Mas e os jacarés, Juquinha?
    - Estão na festa do leão!

    Você sabia?
    Como os aviões permanecem no ar ?
    É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?

    Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.
    Depois de puxar o ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.
    Vencida a resistência do ar, é hora de vencer o peso de centenas de toneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima).
    A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar.
    A diferença de velocidade nessa passagem de ar faz com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo. Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (para cima). E o avião voa!
    Para que o piloto possa controlar o ângulo de altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás móveis chamadas flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o empuxo do avião
    Por fim, o avião não perde o controle graças à asa que fica em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o avião em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movimentado sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita




    Você sabia?
    Cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.

    Para se fabricar apenas 300 cigarros, se destrói uma árvore. No Brasil, são consumidos anualmente 128 bilhões de cigarros, o que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores!
    Pelo bem do planeta e da nossa saúde, vamos dizer NÃO ao cigarro e incentivar nossos pais a pararem de fumar!



    Piada

    Flavinha: Papai, você sabe escrever no escuro?
    Papai: Acho que sim. O que é que você quer que eu escreva?
    Flavinha: Seu nome no meu boletim.




    Conto - O Leão e o Ratinho
    Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
    Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
    Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
    Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
    Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

    Uma lição para aprender:
    Uma boa ação ganha outra.

    Este é um conto do grande fabulista Esopo que viveu na antgüidade.

    Piada

    O papagaio especial

    O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
    - Queria um papagaio que fosse especial.
    -  Chegou na hora certa, nós temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita ele fala inglês,
    Se levantar a patinha esquerda, ele fala português.
    - E se levantar as duas patinhas?
    O papagaio respondeu:
    - Aí eu caio.

    Bilíngue: Que fala duas línguas (dois idiomas).


    Lenda

    A Lenda do Cavalo Encantado     Em Alegrete, no Rio Grande do Sul, existe uma lagoa encantada, de águas paradas, nas margens da qual ninguém acampa nem passa perto. Dizem que dela salta uma bola de fogo na garupa dos cavaleiros que se atrevem a passar perto.
         Dizem, também, que esta lagoa tem correntes presas ao fundo, que nem com muitas juntas de bois se consegue arrancar.
         Nesta região, pertencente aos índios charruas, antigamente vivia jovem e bela índia por quem os mais bravos guerreiros apaixonavam-se. Um jovem da tribo, passando perto da lagoa, viu um magnífico cavalo parado, como à espera de ser laçado.
         Pensou em levá-lo para a jovem e, assim, conquistar o seu amor. Aproximou-se devagar conversando com o animal, que continuou parado, tanto que o jovem guardou laço e boleadeira e procurou encilhar o animal, tirando os arreios do cavalo que montava.
         Quando estava pronto, alçou a perna e montou de um salto só. O cavalo, ao sentir no lombo o peso do cavaleiro, disparou em direção à lagoa, levando seu cavaleiro para o fundo, desaparecendo para sempre.
         A índia, ao saber do ocorrido, veio para a beira da lagoa chorar pelo jovem desaparecido.
         Dizem que chorou tanto que suas lágrimas deixaram a lagoa salgada. É por isso que até hoje suas águas são salobras.
         Esta lenda é da região de Lagoa Parobé, no Rio Grande do Sul.

    Sabe o que significa?
    Garupa: parte trazeira do cavalo, onde pode-se levar uma segunda pessoa.
    Junta de boi: dois bois presos um ao outro, usados para puxar carroças e outros serviços.
     Boleadeira: espécie de arma usada pelo gaucho para caçar, era lançada nas pernas dos animais causando-lhe a queda e possibilitando sua captura.
    Encilhar: arrear, por os aparatos utilizados nos cavalos para montá-los.
    Salobra: com um certo gosto de sal. 

    Piada

    Composição Infantil

    O garoto chega da escola e a mãe pergunta:
    — Filho, que nota você tirou na escola?
    — Tirei 10, mãe!
    — Nossa, filho! - diz a mãe, abraçando o garoto — Que alegria ouvir isso!
    — Obrigado, mãe, obrigado...
    — Mas hoje você viu o resultado das prova de português e matemática, né filho? Você tirou dez nas duas?
    — Não, mãe... Tirei 1 em uma e 0 na outra...


    -----------------------------------------------xxxxxxx-------------------------------------------------------------------------

    Por que devemos obedecer aos pais?
    Devemos obedecer aos nossos pais, porque são eles que nos deram a vida, nos amam e cuidam de nós. Mesmo depois de crescidos, para eles seremos sempre bebês!

    Além disso a obediência aos pais é uma orientação de Deus. Veja o que está escrito na Bíblia:

    Deuteronômio: 5:16 - Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.

    Colossenses. 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor
    .




    OBEDIÊNCIA essa é a melhor forma de retribuir todo amor e dedicação dos  nossos pais.
    Bons filhos hoje, serão bons pais amanhã!