quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Despertando a Atenção da Criança - Da Imagem ao Texto


“... E de que serve um livro sem figuras e nem diálogos?” Essa é a pergunta feita pela Alice, de Lewis Carrol, logo no início de suas aventuras no país das maravilhas.


Desde sua origem, o livro infantil tem
 trabalhado essa relação entre a imagem e o texto, de forma a promover um diálogo entre a ilustração e a palavra em si. 

No entanto, esse diálogo nem sempre é bem-sucedido. Muitas vezes, a imagem torna-se um simples apêndice ilustrativo do texto, sem nenhum recurso artístico, gráfico, plástico ou literário.

A imagem, na maioria das obras, é utilizada no texto infantil como um recurso que serve apenas para materializar, preencher aquilo que poderia ser vago e impreciso na mente da criança. Todavia, as crianças são dotadas de imaginação e fantasia suficientes para imaginar situações e personagens das mais variadas possíveis. Assim, a ilustração não deveria ser vista como um recurso que somente preenche um espaço vazio, mas sim como algo que pode acrescentar sentidos ao texto.

A vinculação imagem-palavra mostra que cada ser, cada coisa pode ter similaridade com outros, redescobrindo as correspondências que podem ser vivenciadas mentalmente ou pintadas no papel.

Há imagens que vêm à nossa mente no momento em que lemos, simplesmente surgem e tomam seu espaço. Há outras que emprestam seus contornos de outras imagens que já conhecemos ou que nos foram apresentadas. Independente da maneira como nasce, a imagem vem contribuir de maneira singular para a construção do sentido no texto. 

fonte: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/28341/despertando-a-atencao-da-crianca-da-imagem-ao-texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário