terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ler por prazer


As dificuldades enfrentadas pelos professores, para despertarem o interesse dos alunos pela leitura, são constantes. Os alunos lêem pouco, conseqüentemente, escrevem menos ainda.Há vários agravantes que levam os alunos à não gostarem de ler e escrever como, por exemplo, a falta de incentivo na infância.A leitura precisa ser incentivada na infância pelos pais, pela família. Mas sabemos que isso é algo complicado, pois muitos pais não possuem o hábito de ler e, na maioria das vezes, nem o sabem. Sendo assim, resta a escola, que deverá criar metodologias para educar os alunos para a prática da leitura.

Mas como incentivar as novas gerações a amarem a leitura? Esse é o desafio que pais e educadores enfrentam, nos dias de hoje, quando a televisão, se constitui num instrumento de emburrecimento precoce de nossa infância, impondo com sua programação inócua e bizarra.

Algumas escolas têm realizado projetos de incentivo à leitura, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para tal. A construção de uma boa biblioteca é um tremendo incentivo à leitura. Crianças que aprendem a conviver com os livros desde cedo aprendem a amá-los e reverenciá-los como fonte de cultura e saber.

 

Algumas ações práticas que podem ser adotadas pelo professor para despertar o interesse pela leitura:

 


Fonte: diariodaprofaglauce.blogspot.com

 
Em sala da aula, criar o dia do livro. Neste dia, o professor leva uma caixa com vários livros literários, que os alunos escolhem ao seu gosto e depois contam a história aos outros colegas.

É importante que se faça também em leituras coletivas de livros, onde todos os dias o professor lê para as crianças um dos diversos tipos de textos.
Dar o exemplo aos alunos, sendo um bom consumidor de livros.

Promover oportunidades de troca de experiências e informações dos livros lidos, no ambiente escola, incentiva a prática de leitura.

É preciso redescobrir o prazer de ler, é preciso redescobrir o gosto pela leitura. Precisamos de pessoas que escrevam e leiam, mas por prazer, pelo simples prazer de ler.

O sucesso na escrita é decorrente do investimento na leitura. Não se constrói uma sociedade sem letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário